






Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo da Madeira

Projetos
Parceria APPDA / FPDA / INR
Autismo na Escola: Recursos para a Inclusão
A APPDA-Madeira em parceria com a Federação Portuguesa de Autismo e a APPDA-Açores irá realizar no ano de 2025 o Projeto Autismo na Escola: Recursos para a Inclusão, cofinanciado pelo INR,I.P.. Com o objetivo de criar uma base de dados com recursos e materiais de apoio já existentes sobre a educação inclusiva de alunos com autismo. E ainda capacitar a comunidade escolar, aumentando o conhecimento e compreensão sobre autismo e promovendo práticas inclusivas, através de formação para docentes e não docentes e de ações de sensibilização à restante comunidade. Estas ações serão implementadas a nível local e a nível nacional pelas Associações Federadas, que receberão formação para o fazer utilizando a base de dados criada. Este será um projeto desenvolvido ao longo do ano de 2025 para a Comunidade escolar (alunos, pessoal docente e não docente); pessoas com autismo e seus familiares/cuidadores.
​
Autismo, Inclusão & Empregabilidade: Programa de Capacitação e Mentoria
A APPDA-Madeira em parceria com a Federação Portuguesa de Autismo e a APPDA-Açores irá realizar no ano de 2025 o Projeto Autismo, Inclusão & Empregabilidade: Programa de Capacitação e Mentoria, cofinanciado pelo INR,I.P.. Este projeto tem como objetivo de promover a inclusão de pessoas autistas no mercado de trabalho através da realização de ações de formação a entidades empregadoras, e do desenvolvimento de uma base de dados com recursos e materiais já existentes sobre a empregabilidade de pessoas autistas. Será desenvolvido e implementado um Programa de Capacitação e Mentoria para entidades locais e a nível nacional pelas Associações Federadas, sobre as competências e pontos fortes das pessoas com autismo no local de trabalho e as dotar com ferramentas e recursos práticos. As ações formativas terão como temas centrais o recrutamento, ambiente de trabalho e comunicação inclusiva e estratégias práticas para apoiar o desenvolvimento e bem-estar dos trabalhadores autistas.
Projeto Piloto Protocolo de Atuação para Alunos com Autismo
No âmbito do projeto Projeto Piloto Protocolo de Atuação para Alunos com Autismo, cofinanciado pelo INR, I.P. a APPDA-Madeira realizou uma sensibilização na Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol para alunos e professores. Este projeto pretende responder ao objetivo específico 2.2.1 “Elaborar Guias Metodológicos que permitam a prevenção, sinalização e intervenção em situações de risco ou de violência sobre pessoas com deficiência (de qualquer idade) destinados a agentes de autoridade e proteção civil, magistrados/as, profissionais das áreas da educação e saúde e técnicos/as de IPSS”. O principal objetivo deste projeto é criar um protocolo, em colaboração com o Ministério da Educação, a Comunidade Escolar e as Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), a nível nacional, juntamente com as Associações Federadas parceiras, para adequar procedimentos protocolares internos das escolas e dotar de conhecimentos e ferramentas os elementos da comunidade escolar (professores, assistentes operacionais, técnicos, entre outros) para uma adequada e eficaz prevenção e atuação em situações de risco, atos dediscriminação e violência.
​​
​​​​
Projeto(In) Formar Autimo: Pela promoção da justica, proteção e Inclusão das pessoas autistas
​
No âmbito do projeto(In) Formar Autimo: Pela promoção da justica, proteção e Inclusão das pessoas autistas, cofinanciado pelo INR, I.P. a APPDA-Madeira realizou uma sensibilização/Programa de capacitacao para pessoas autistas e seus familiares, na escola BE1/Pe da Calheta. O projeto (In)Formar Autismo: Pela promoção da justiça, Proteção e Inclusão das Pessoas Autistas, assente nos princípios da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, tem como principais objetivos:
- Capacitar profissionais da PSP e GNR e técnicos de IPSS para garantir uma maior eficácia nos processos de sinalização e intervenção de pessoas autistas em situações de vulnerabilidade, negligência e violência;
- Dotar pessoas com autismo e familiares de recursos e ferramentas para a prevenção, sinalização e proteção contra atos de discriminação e violência.
​​​​​​
Ler & Incluir
Este projeto tem como principal objetivo sensibilizar os alunos acerca do autismo e promover a aceitação e inclusão de todos, independentemente das suas diferenças, assim como promover percepções positivas acerca do autismo e uma maior consciencialização e compreensão.
Tal será alcançado através da publicação e apresentação de um livro infantojuvenil que, apesar de se tratar de um livro de ficção, terá como base diferentes experiências e histórias de vida, alinhadas numa só narrativa. Com este livro pretendemos informar e sensibilizar as crianças, para que se tornem adultos mais informados, tolerantes e inclusivos.
​​
​​​
​​Capacitar@Escola
​
Comunidade escolar (alunos, pessoal docente e não docente, encarregados de educação).
Este projeto tem como principal objetivo capacitar e sensibilizar todos os elementos da comunidade escolar.
Este objetivo será alcançado através de ações de formação a professores e técnicos e de ações de sensibilização a alunos e a pais/encarregados de educação, sobre o espetro do autismo, principais características, necessidades e pontos fortes dos alunos com autismo, os aspetos a ter em consideração na inclusão destes alunos em sala de aula e como tornar a escola mais acessível e inclusiva.
​​​​​
Autismo - Emprego - Inclusão
​
As ações de formação implementadas pela FPDA e pelas associações federadas (APPDA-Algarve, APPDA-Açores e APPDA-Madeira), que implementaram este projeto na sua zona geográfica, permitiram capacitar os profissionais com conhecimentos e competências determinantes para promover e favorecer a inserção das pessoas com autismo no contexto laboral.
Espera-se que a partir desta capacitação, os profissionais consigam dar continuidade a este projeto e capacitem as empresas e entidades empregadoras das suas zonas geográficas com conhecimentos, ferramentas e recursos que favoreçam a entrada e a permanência das pessoas com autismo no mercado de trabalho.
Projeto Diferentes Paradigmas Novas Aprendizagens
A APPDA-Madeira realizou atividades de teatro, inserido no Projeto Diferentes Paradigmas Novas Aprendizagens, projeto cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I.
Um dos objetivos deste projeto foi fornecer estratégias e ferramentas que permitiram desenvolver capacidades essenciais à expressão, comunicação e interação social.
Estas atividades foram dinamizadas pelas técnicas da APPDA-Madeira.
Obrigado a todos que participaram.
Escola + Família - Facilitadores da mudança
A APPDA-Madeira realizou questionários a alunos do 2º ciclo e realizou ações de sensibilização aos professores;às familias e assistentes operacionais. Estas atividades estão inseridas no Projeto Escola + Família - Facilitadores da mudança, projeto cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR.
Autismo: O início do caminho
A APPDA-Madeira realizou atendimento junto com técnicos e pais para ajudar os pais de crianças com diagnóstico recente a encontrarem resposta às necessidades da criança e da família, inserido no Projeto Escola + Família - Facilitadores da mudança, projeto cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I.
Formação/Informação para pais e outros familiares
Inserido no Projeto Por Nós - Formação na Inclusão, projeto cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I. P, a Dra. Rubina Aguiar e a Dra. Sofia Erra realizaram uma Formação / informação - curso para pais e outros familiares. Obrigado a todos que participaram.